ATIVIDADES DECOMPONENTE PEDAGÓGICA
Tendo por base as Orientações Curriculares para a Educação de Infância, identifica-se com o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna, bebendo o método de Montessori assim como Reggio Emilia. A metodologia da gestão de emoções é uma prática comum e baseada nas rotinas pedagógicas no Colégio Avião de Papel.
Inglês
Música
Expressão Dramática
Mediação de Leitura
Ginástica/ Motricidade
Yoga
Inglês
Aulas lúdicas com introdutórias ao idioma inglês, utilizando jogos, músicas e histórias interativas para familiarizar as crianças com novas palavras e sons de forma divertida e envolvente.
- Aprendizagem Através de Jogos
- Canções e Rimas
- Histórias e Fantoches
- Atividades Práticas
Música
Aulas de música onde as crianças cantam, dançam e tocam instrumentos orff, exploram novas sonoridades. Estas atividades estimulam o ritmo, a coordenação motora, a audição ativa e a criatividade.
- Instrumentos Musicais
- Cantar em Grupo
- Dança e Movimento
- Jogos com Músicas
Expressão Dramática
Atividades que incentivam as crianças a expressar emoções e histórias através do movimento e do teatro, desenvolvendo a criatividade, a autoconfiança e a consciência corporal. É uma autêntica viagem ao mundo da imaginação e da expressão a vários níveis.
- Jogos Dramáticos
- Histórias e Contos
- Expressão Corporal
- Pequenas Apresentações
Mediação
de leitura
Através de vários livros, adaptados às várias faixas etárias que as crianças embarcam num mundo de imaginação e descoberta. A dinâmica com base nos livros, trabalha diferentes temáticas criando uma lição entre o livro e a criança.
- Hora do Conto
- Atividades Sensoriais
- Jogos de Palavras
- Criatividade e Expressão
Ginástica/Motricidade
Através de exercícios e jogos divertidos, promovemos a coordenação, equilíbrio e flexibilidade, incentivando um estilo de vida ativo.
- Jogos de Coordenação
- Brincadeiras de Equilíbrio
- Alongamentos Divertidos
- Movimentos Básicos
Yoga
Atividades de yoga para crianças são uma forma lúdica e relaxante de melhorar a concentração, a flexibilidade e a tranquilidade, promovendo o bem-estar físico e emocional desde cedo.
- Jogos de Relaxamento
- Atividades Sensoriais
- Brincadeiras de Equilíbrio
- Estimulação da Coordenação
ATIVIDADES PROJETO
Biblioteca Escolar
A Biblioteca Escolar do colégio é um espaço educativo e lúdico que promove a leitura através de uma diversidade de livros. Estimula o desenvolvimento das crianças enquanto fomenta a responsabilidade e preservação dos livros com atividades de partilha ao longo do ano letivo.
Pequenos Cientistas
Esta atividade visa despertar o interesse das crianças pela ciência, de forma lúdica e divertida, através de experiências simples e interativas, promovendo um ambiente de aprendizagem estimulante e adaptado às diferentes faixas etárias.
Horta Pedagógica
A horta pedagógica no colégio ensina as crianças sobre agricultura e alimentação saudável através do cultivo de plantas. Promove trabalho em equipa, responsabilidade e uma ligação mais próxima com a natureza.
No Colégio Avião de Papel, cada sorriso conta uma história de carinho e aprendizagem.
Berçário(3 aos 12 meses)
Como base e alicerce de trabalho, a vontade de vincular nos bebés, o gosto pelas histórias, pelas propostas sensoriais e pelas brincadeiras. Baseia-se no princípio de que todos os bebés aprendem a brincar com o corpo e com os sentidos, através de brincadeiras com os adultos e com os pares. Destina-se a um grupo de crianças entre os 3 e os 12 meses.
É presente na rotina do berçário o desenvolvimento global de forma lúdica, harmoniosa e pedagógica, respeitando o ritmo, necessidades e curiosidades de cada criança, nunca esquecendo os afetos pois esses são a base de toda a aprendizagem.
Creche Primeiros Passos(12 aos 24 meses)
Uma fase crucial e de transição na aquisição de marcha, onde cada criança é valorizada na sua individualidade e incentivada a explorar, aprender e crescer num ambiente que promove o desenvolvimento holístico.
Creche(24 - 36 meses)
A valência onde a afirmação do Eu se faz sentir, onde se questionam as partilhas e estão muito presentes as relações com os pares de uma forma afirmativa. Através de todas as iniciativas da metodologia de gestão de emoções, proporcionando atividades educativas, didáticas e pedagógicas. A criança permanece num olhar individual e ativo no plano do dia-a-dia.